NOTÍCIAS » Como Podar sua Roseira para que tenha belas

“Sempre que as rosas murcharem, deve-se cortar os galhos para estimular uma nova floração”, Esta poda, que pode ser feita em qualquer época e se repetir assim que surge uma rosa seca, chama-se de manutenção ou limpeza. Nessa ocasião, também devem ser retiradas as folhas murchas.

Na hora de podar a roseira, fique atento para que a tesoura esteja sempre amolada, evitando que ela “mastigue” os galhos, pois isso é prejudicial ao crescimento da planta. Corte o galho na diagonal sempre três folhas ou três nós abaixo da rosa murcha, pois auxiliará na absorção de nutrientes e facilitará a cicatrização da roseira. Os nós nada mais são do que as marcas das folhas que caíram.

Os galhos secos, velhos e lenhosos são cortados na poda anual ou de formação, que é mais radical e dá forma à roseira, estimulando a nova brotação. Como conseqüência, a floração seguinte será maior e de melhor qualidade. Essa poda é feita no inverno (junho e julho), mas nas regiões, onde acontecem geadas, aguarde o frio intenso acabar. “A geada pode danificar os novos brotos”.

voltar